Vitória em Olhão

10-12-2023

2ª volta começa com vitória!

O FC Barreirense / Auto Bela Rosa venceu fora a equipa do Ginásio Olhanense, em encontro da 8.ª e jornada da 1.ª fase da Proliga e atinge a quarta vitória consecutiva na competição.
10 dezembro 2023, 23h47

Iniciou-se no passado sábado a 2ª volta da Proliga com uma deslocação ao Algarve, para defrontar o Ginásio Olhanense. Num ambiente adverso, a equipa do FC Barreirense mostrou grande personalidade e conseguiu levar de vencido o encontro por 82-73, alcançando a 6ª vitória na prova e permanecendo isolada no 2º lugar da classificação.  

A equipa do FC Barreirense / Auto Bela Rosa apresentava-se em Olhão após três vitórias consecutivas e a pretender alcançar a 4ª vitória por forma a manter o 2º lugar da classificação. Face ao resultado do jogo entre o Queluz e o ABC Santo André, disputado na 6ª feira, a vitória em Olhão permitiria a fuga para o 5º classificado. Pelo lado do Ginásio era a oportunidade de alcançar a 3ª vitória consecutiva e fugir ao último lugar da geral. 

A equipa barreirense nem entrou mal no jogo, conseguindo uma vantagem de 5-0. Contudo, nos minutos que se seguiram sucederam-se os turnovers e lançamentos não concretizados, o que permitiu aos locais um parcial de 22-0. Com apenas 7 minutos decorridos já existia uma diferença de 17 pontos para recuperados. Mostrando grande personalidade e com uma extraordinária exibição coletiva, a equipa do FC Barreirense foi progressivamente recuperando da desvantagem e, no final o marcador registava 82-73 e estava alcançado o objetivo da deslocação a Olhão. 

Como referido, o jogo começou com muitas perdas de bola da equipa do FC Barreirense, que após a desvantagem de 17 pontos aos 7 minutos de jogo, conseguiu reorganizar-se e não permitiu aos olhanenses alargarem mais a vantagem. No final do 1º período de jogo, o marcador registava uma vantagem do Ginásio Olhanense (25-10), destacando-se já Opong Bramble com 8 pontos no período.

O 2º quarto iniciou-se com Opong Bramble a marcar mais 4 pontos e a diferença começava a reduzir. Com 5 minutos decorridos no período, Tiago Raimundo concretizava 2 pontos, a que acresceu 1 lance-livre por falta sofrido e a diferença baixava, pela primeira vez, os 10 pontos (31-23, a favor do Ginásio). Os minutos que se seguiram foram bastante equilibrados, com Opong Bramble a continuar a destacar-se com pontos marcados e ressaltos conquistados. No final do quarto, a diferença permanecia em 10 pontos (42-32), mas o FC Barreirense tinha conseguido encurtar a distância, vencendo o período por 22-17. 

Após o intervalo, o FC Barreirense entra da melhor maneira no jogo. Defensivamente a equipa mostrava grande acerto e Opong Bramble continuava a concretizar com elevado nível de eficácia e, com escassos 4 minutos decorridos, colocava o resultado em 45-43. O volte-face ficava cada vez mais perto! Não havia tempo para abrandar e Ty Perry e Afonso Coelho começavam também a surgir em penetrações e lances rápidos de contra-ataque. A 4.30 min do final do período, o Barreirense passava para a frente do marcador, para não mais sair. No final do período, com um parcial de 24-10, o FC Barreirense já vencia por 56-52. 

Entrava-se nos últimos 10 minutos de jogo e, desta vez, era o adversário que tinha que correr atrás do resultado. Sempre que o Ginásio Olhanense se aproximava um pouco, o Barreirense respondia ora com triplos de Pedro Costa, ora com penetrações de Ty Perry. Na linha de lance-livre, Afonso Coelho estava irrepreensível. A 2 minutos do final, um triplo, agora de Evan Maxwell e era praticamente impossível perder o jogo! No final, após novo parcial vitorioso (26-21), o marcador apresentava 82-73 e estava conseguida, a quarta vitória consecutiva e a sexta na Proliga!

No final, apesar de alguns jogadores se destacarem com pontos e ressaltos, a vitória foi do coletivo, que com grande atitude foi recuperando da desvantagem inicial. Opong Bramble foi o melhor marcador do FC Barreirense com 31 pontos marcados (10/13 de 2 pts e 3/7 de 3 pts) e 11 ressaltos ganhos (5 ofensivos). Ty Perry foi o 2º melhor marcador com 20 pts. Pedro Costa e Afonso Coelho destacaram-se com 7 e 5 assistências respetivamente.

Na próxima jornada, a equipa do FC Barreirense / Auto Bela Rosa irá receber o Galitos FC. O jogo é sábado às 18.00h no Pavilhão Luís de Carvalho. 


Ginásio Olhanense - FC Barreirense / Auto Bela Rosa

Cinco Inicial

Afonso Coelho, Tomás Silva, Ty Perry, Opong Bramble e Evan Maxwell

Suplentes

Pedro Costa, Pedro Santos, Guilherme Paixão, Carlos Sicó, Tiago Raimundo, André Silva
e Tomás Cabrita

1º Quarto

25-10

2º Quarto

42-32

3º Quarto

52-56

4º Quarto

73-82

Pontos Marcados

Afonso Coelho (9), Ty Perry (20), Opong Bramble (31), Evan Maxwell (5),
Pedro Costa (10), Guilherme Paixão (4) e Tiago Raimundo (3)