Vitória na Maia após prolongamento

Recuperação histórica de 18 pontos em 4.30 minutos vale vitória
Após estar a perder durante praticamente todo o encontro, o FC Barreirense conseguiu levar o jogo para prolongamento com novo triplo de Micah Downs (52 pts no jogo!), vencendo no último segundo dos 5 minutos adicionais com 2 pontos de Gonçalo Tavares.
Depois dos resultados na tarde de sábado dos adversários diretos era ainda mais importante conseguir a terceira vitória consecutiva para deixar para trás Belenenses e Ginásio Olhanense. Foi com esse espírito que a nossa equipa entrou em jogo e, com pouco mais de 8 minutos de jogo vencia por 26-25. No entanto, baixou um pouco no ataque e acabaria por ir para a pausa dos 10 minutos a perder por 31-26.
No segundo período do jogo o equilíbrio manteve-se, embora com o Barreirense sempre a correr atrás no marcador. Micah Downs continuava com elevadas percentagens de 2 e 3 pontos e mantinha a esperança em levar a vitória para o Barreiro. Ao descanso o marcador registava 53-47, a favor da equipa maiata, mas o Barreirense estava no jogo.
O regresso dos balneários não correu da melhor maneira e o grande acerto nos lançamentos do Maia Basket, associado a alguns turnovers da nossa equipa, fez a diferença começar a abrir. A cerca de 2 minutos para o final do terceiro período a vantagem dos maiatos era de 15 pontos (71-56), mas com um aumento da pressão defensiva, o FC Barreirense conseguiu ainda equilibrar o período, indo a perder para os últimos 10 minutos por 8 pontos (71-63).
Início do quarto período e a história repete-se. Nova má entrada da nossa equipa e a diferença no marcador ia alargando até que a 4.10 minutos do final do jogo a diferença já ia em 18 pontos de diferença (91-73). É neste momento que Gonçalo Tavares se juntou ao grande acerto de Micah Downs e os dois juntos conseguem anotar 13 pontos de forma praticamente consecutiva. Mais 2 pontos de Pedro Santos e, de repente, o resultado estava com uma diferença de apenas 4 pontos (92-88). Estávamos de regresso à luta pela vitória e com 8 pontos de Micah Downs, o último triplo a 15 segundos do final, o jogo ia para prolongamento (96-96).
A motivação provocada pela recuperação acabaria por se revelar decisiva no período adicional. O Barreirense entrou melhor que a equipa maiata e conseguiu manter o adversário sempre a uma distância de 4-5 pontos. A 16 segundos do final, novamente Micah Downs converte dois lances livres e coloca a nossa equipa a vencer por 3 pontos (107-104). Só que era puro engano pensar que o resultado estava já fechado: a 7 segundos do final um jogador do Maia converte um lançamento tripo e estava de novo tudo empatado a 107 pontos. Eis que após a reposição de bola, Micah Downs consegue percorrer o campo e assistir Gonçalo Tavares, que sobre a buzina converte os últimos 2 pontos do jogo e dá a vitória à equipa do Barreirense. Estava conseguida a 3ª vitória consecutiva!
Do lado do FC Barreirense alinharam:
Micah Downs (52 pts, 10 res, 5 ass - MVP do encontro com 7/12 de lançamentos triplos e 9/9 da linha de lance livre), Marq Stephens (23 pts, 7 ass), Gonçalo Tavares (23 pts), Pedro Costa (5 pts, 5 res), Pedro Santos (4 pts), Tomás Silva (2 pts, 5 res), Tiago Raimundo (5 res) e André Silva.
Na próxima semana disputa-se a última jornada e a nossa equipa irá receber o Eléctrico FC. Muito importante encher o Pavilhão Luís de Carvalho.
Um muito obrigado aos adeptos do Barreirense que se deslocaram à Maia e se fizeram ouvir no apoio à nossa equipa.
Abaixo o vídeo da última jogada do prolongamento e algumas fotos da deslocação à Maia.




