Vitória em tarde "À Barreirense"

26-03-2023

Triplo a acabar dá vitória sobre o Sampaense (90-87).

O movimento à chegada ao Pavilhão Luís de Carvalho permitia perceber que o primeiro objetivo estava alcançado: os Barreirenses seguiram os apelos dos jogadores e iriam proporcionar à equipa um ambiente único esta época. 

A entrada no jogo não foi a melhor e, ao longo do 1º período, a equipa de São Paio de Gramaços ia conseguindo um ligeiro ascendente no marcador, sem contudo afastar-se do FC Barreirense. No final do período, o marcador registava 22-24, a favor do Sampaense.

No 2º período, a entrada da nossa equipa foi um pouco melhor, conseguindo passar para a frente do marcador, mas o equilíbrio ia sendo a constante, já com Micah Downs a mostrar com alguns lançamentos de 2 e 3 pontos que a tarde não era para brincadeiras. Contudo, ao intervalo o FC Barreirense continuava atrás no marcador, agora por 5 pontos (39-44).

Nos primeiros minutos após o regresso dos balneários a equipa forasteira continuava a liderar o marcador e só com 5 minutos jogados é que o FC Barreirense assumiu pela primeira vez a liderança com um lançamento na passada de Marq Stephens que colocou o marcador em 55-53. Até ao final do 3º período a nossa equipa conseguiu manter o foco e com lançamentos de longa distância de Micah Downs e penetrações de Marq Stephens não permitia a aproximação do Sampaense. No final do período o resultado estava em 70-65.

E chegaram os derradeiros 10 e mais emocionantes minutos do jogo. O Barreirense entrou no período tal como finalizou o anterior e o Sampaense ia conseguindo manter o equilíbrio muito à conta do maior poderio físico, que igualmente ia provocando o avolumar de faltas dos jogadores barreirenses. À entrada dos 2 últimos minutos o resultado estava em 85-80.

Contudo, a 1.40 min do final Pedro Costa atinge a 5ª falta e a cerca de 28 segundos do final é a vez de Tiago Raimundo ser excluído do jogo e com o marcador a registar um empate a 87 pontos. Desconto de tempo: havia que procurar "queimar" segundos e conseguir concretizar o mais perto possível do final. Como já o vimos fazer tantas outras vezes em grandes jogos, Micah Downs assumiu o controlo da bola e praticamente sobre os 24 segundos de ataque concretiza um lançamento triplo (foram 7/10 em todo o jogo), que levou o pavilhão ao rubro.

Faltavam jogar 4 segundos e na reposição de bola do Sampaense, Marq Stephens consegue intercetar a bola que viria a sair pela linha de fundo contrária a escassos 0.1 segundos do final. Já nada havia a fazer e o vencedor estava encontrado.

Do lado do FC Barreirense jogaram:

Micah Downs (34 pts, 11 ress, 8 ass), Marq Stephens (28 pts), Gonçalo Tavares (11 pts, 5 res), Tiago Raimundo (8 pts), Pedro Costa (7 pts, 8 res), Pedro Santos (2 pts) e Tomás Silva).

Micha Downs foi o MVP do encontro com 48 pontos de valorização, destacando-se as elevadas percentagens de lançamento de 3 pontos (7/10) e 2 pontos (5/8).

Com este resultado, todas as equipas da zona sul ficaram em igualdade pontual, ocupando o FC Barreirense o 3º lugar. Na próxima jornada (penúltima) a nossa equipa desloca-se à Maia.

Por fim, um Grande Obrigado a todos os muitos barreirenses que se deslocaram ao Pavilhão Luís de Carvalho e que foram incansáveis no apoio aos nossos atletas. Obrigado igualmente a todos os treinadores e atletas da formação que marcaram presença e contribuíram para uma tarde "À Barreirense"! 

Queremos mais momentos como os de hoje em que todos foram o 6º jogador! De facto, juntos somos muito mais fortes!

Abaixo algumas fotos.