Regresso às vitórias na Proliga

19-11-2023

Vitória díficil sobre o Imortal Sub23!

O FC Barreirense / Auto Bela Rosa venceu ontem a equipa algarvia, por 80-79, em encontro da 5.ª jornada da 1.ª fase da Proliga.
19 novembro 2023, 23h42

Foi uma partida com duas faces completamente distintas, mas que permitiram ao FC Barreirense receber e vencer, embora com muita dificuldade, a muito lutadora equipa do Imortal Sub23 no Municipal Luís de Carvalho, em jogo da 5.ª jornada da 1.ª fase da Proliga. 

A contar para a Proliga, a equipa barreirense vinha de duas derrotas em que havia ficado com a amarga sensação de que a história poderia ter sido diferente, o que tornava a receção ao Imortal ainda mais importante. Contudo, os jovens algarvios entraram melhor no encontro e somente na 2ª parte, e somente a escassos 3 segundos do final, a equipa do FC Barreirense / Auto Bela Rosa conseguiu alcançar a liderança no marcador. Para as contas finais fica uma vitória muito difícil por 80-79.

Descrevendo um pouco do que se passou no primeiro período, a entrada no jogo não foi a melhor. O Imortal entrou no jogo com uma defesa muito agressiva, com forte pressão à transição do FC Barreirense, o que permitiu chegar ao final do 1º quarto com um desequilíbio inesperado. No final do 1º período de jogo, o marcador registava uma diferença considerável a favor dos algarvios (12-27)

A entrada no 2º quarto foi algo melhor, o que levou a que a equipa barreirense conseguisse aproximar rapidamente no marcador e com apenas 2 minutos no período, a diferença era de somente 3 pontos. Contudo, do lado do Imortal estava uma equipa habituada ao ritmo da Liga, pelo que a intensa pressão, associada a novo desacerto da nossa equipa, originou que o resultado ao intervalo permanecesse desnivelado a favor dos algarvios. A nível individual, Opong Bramble viu ser-lhe assinalada a 3ª falta, seguida duma falta técnica e, com 4 faltas, era substituído por Tiago Raimundo, regressado de lesão. Ao intervalo, o marcador indicava 36-51, após um parcial de 21-24. Havia uma grande "montanha" para escalar na segunda metade do jogo.

Após o intervalo, o jogo recomeçou algo atribulado de parte a parte: muitas perdas de bola, turnovers, os lançamentos de longa distância que continuavam sem entrar e o marcador avançava muito lentamente, mas com o FC Barreirense a conseguir encurtar ligeiramente a distância.  Com 5 minutos decorridos no 3º período, a diferença ainda era de 10 pontos (45-55). 

Foi nessa altura que a "face" do encontro começa a mudar: o Barreirense melhorava defensivamente, os bases Afonso Coelho e Pedro Costa começaram a surgir mais em jogo e Ty Perry conseguia os primeiros pontos do jogo. No final do 3º quarto, o marcador registava 55-59 e o FC Barreirense / Auto Bela Rosa estava novamente em jogo, a lutar pela vitória.

No entanto, nova entrada forte do Imortal e a diferença alargava para os 9 pontos de diferença com apenas 1 minuto disputado, mas a pronta resposta barreirense (triplo de Evan Maxwell e 2+1 de Pedro Costa) fazia com que a diferença se reduzisse para 3 pontos. A 6 minutos do final, Opong Bramble reentra no jogo e com dois ataques rápidos, por fim, chegava o empate a 68 pontos. 

A partir desse momento, viveu-se uma montanha-russa de emoções. Primeiro, os algarvios voltavam a obter uma diferença de 8 pontos (3.10m para o final), seguido de nova reação barreirense e, após mais 2 pontos de Afonso Coelho, a escassos 21 segundos do final o marcador assinalava 77-78. 

O final foi, como se costuma dizer, impróprio para cardíacos. A 18 segundos do final é assinalada falta a André Silva, seguida de falta técnica ao banco barreirense, mas o jogador do Imortal "tremeu" e apenas concretizou 1 dos 3 lançamentos de que dispôs: 77-79 e o FC Barreirense ainda respirava. Só havia uma oportunidade: Afonso Coelho penetrava para o cesto a 7 segundos do final em busca do empate, no ressalto Evan Maxwell concretiza os 2 pontos e sofre falta (empurrão nas costas). A 3 segundos do final 79-79 e uma oportunidade de ouro para vencer. Evan Maxwell não tremeu da linha de lance livre e 80-79! Nos 3 segundos finais, o Imortal ainda efetuou um lançamento sem sucesso.

No final, Evan Maxwell foi o melhor pontuador com 21 pontos marcados e 12 ressaltos. Destaque ainda para os portugueses Pedro Costa (18 pontos e 6 assistências) e Afonso Coelho (13 pontos).

Destaque ainda para os nossos adeptos! Muito Obrigado! Gostamos muito que marquem presença e apoiem a equipa nos momentos bons e menos bons! É muito bom começar a ver na bancada cachecóis alvi-rubros! Esta onda não pode parar!

Na próxima jornada (6ª desta fase), a equipa do FC Barreirense / Auto Bela Rosa jogará novamente no Barreiro, recebendo agora o CAB Madeira, em partida agendada para sábado, 25 de novembro, às 18.00h.

DECLARAÇÕES

Tiago Raimundo (capitão do FC Barreirense): "Foi um jogo importantíssimo para as nossas ambições, frente a um adversário bem orientado e cheio de jovens com grande qualidade e que tem vindo a fazer um bom campeonato. Sabíamos das dificuldades que íamos encontrar e prova disso foi a desvantagem de 15 pontos com que fomos para o balneário e o tempo que demoramos a adaptar-nos à intensidade e às dificuldades que estavam a colocar-nos.

No entanto, nesta equipa não baixamos os braços e fruto de muito querer, vontade e em alguns momentos maior serenidade e experiência, apoiados pelos muitos adeptos que estiveram presentes, conseguimos voltar à discussão do resultado e no final do jogo, também com alguma sorte, fomos recompensados por esse esforço.

Obrigado mais uma vez a todos os que estiveram presentes"


FC Barreirense / Auto Bela Rosa - Imortal Sub23 AOC

Cinco Inicial

Afonso Coelho, Tomás Silva, Ty Perry, Opong Bramble e Evan Maxwell

Suplentes

Pedro Fernandes, Pedro Costa, Pedro Santos, Guilherme Paixão, Tiago Raimundo,
André Silva e Tomás Cabrita

1º Quarto

15-27

2º Quarto

36-51

3º Quarto

55-59

4º Quarto

80-79

Pontos Marcados

Afonso Coelho (13), Ty Perry (7), Opong Bramble (17), Evan Maxwell (21),
Pedro Costa (18) e André Silva (4)